O haras

Cavalo Friesian

A cor negra tapada, suas longas crinas sedosas, seu basto rabo e os abundantes pelos cobrindo os cascos são as principais características morfológicas desta linda raça. Além disso, seu temperamento amigável, porém vivo, e sua grande vontade de agradar e aprender, fazem desse animal um ser impressionante e especial.

História

Originário da FRÍZIA, litoral norte dos países baixos, o Friesian tem aptidão tanto para montaria quanto para atrelagem e seu temperamento dócil e amigável o credencia para os vários níveis de adestramento, mesmo para amadores e crianças. A data de origem desta raça é imprecisa, mas é certo que o cavalo era famoso na Idade Média, pois é achado em trabalhos de arte daquele período. A raça quase foi extinta no começo do século XX, mas foi reconstituída a partir de 3 garanhões que sobreviveram à primeira grande guerra.

Esta raça especial está presente em muitas ocasiões. A Rainha da Holanda é uma grande incentivadora da raça e adora essas pérolas negras reais para suas cavalgadas nos bosques e praias, ou para atrelá-los em sua carruagem dourada puxada por 8 cavalos Friesian.

No adestramento, Peter Spahn tem brilhado com um friesian em Grand Prix e a indústria do cinema também descobriu o cavalo Friesian, como nos filmes Eragon, The Mask of Zorro, Alexander, The Chronicles of Narnia e Clash of the Titans.